segunda-feira, 22 de junho de 2009

Alice in Chains - Discografia [1990 - 2001]

Uma das bandas mais influentes de toda cena roqueira surgida em Seattle em meados dos anos 80 foi o Alice in Chains. Acreditem ou não, a banda surgiu tocando Hair Metal... Formado pelo guitarrista Jerry Cantrell e pelo vocalista Layne Staley, o grupo, inicialmente conhecido como Diamond Lie, começou a conquistar seu espaço antes mesmo de aderir ao nome que lhes renderia milhões de dólares anos mais tarde. O primeiro lançamento da banda (Cantrell, Staley, o baixista Mike Starr e o baterista Sean Kinney), "Facelift" (1990) teve uma boa aceitação do público, entre os sucessos que fazem parte dele está "Man in the Box", o clássico absoluto do grupo. O êxtase dessa canção foi tão grande que a banda faria shows com grandes monstros do rock (Megadeth, Slayer e Van Halen entre outros) e "Facelift" chegaria ao status de disco de ouro. No ano seguinte sairia o VHS "Live Facelift", gravado ao vivo à partir de um show com lotação esgotada feito pela banda em sua cidade natal. Um EP semi-acústico ("Sap") seria gravado em dois dias pela banda e sairia em 1992, antecedendo o lançamento do álbum seguinte, "Dirt". Ainda mais mórbido que "Facelift", "Dirt" chegaria ao status de disco de platina menos de dois meses após seu lançamento, contudo, Mike Starr sairia cedendo seu posto a Mike Inez. Em 1993, o grupo entraria em estúdio para gravar "A Little Bitter" e "What The Hell Have I" como parte da trilha sonora do filme "Last Action Hero". No ano seguinte, os fãs seriam surpreendidos com "Jar Of Flies", um EP semi-acústico, ultra-depressivo que deixa ainda mais evidente o vício de Layne Staley em heroína. O ano de 1995 traria o último trabalho de estúdio da banda: "Alice in Chains" é um retorno à sonoridade que consagrou o grupo em "Facelift". A série "MTV Unplugged" não poderia ficar sem uma performance da banda, logo, em 1996, o grupo (com a participação de Scott Olson no violão-base) gravaria o concerto, que seria um dos últimos com o vocalista Layne Staley, esse, visivelmente abalado pelo abuso de heroína. Após abrir quatro shows para o Kiss durante a Reunion Tour, a banda se separaria definitivamente. A possibilidade do Alice in Chains se reunir foi extinta quando o vocalista Layne Staley foi encontrado morto em seu apartamento após sofrer uma overdose de speedball (mistura de cocaína com heroína). Hoje em dia, o grupo conta com o vocalista William DuVall e se apresenta esporadicamente. Com vocês, a discografia dessa incrível banda de rock!




Live Facelift [1991]
"Live Facelift" não foi lançado oficialmente em CD, o áudio disponível para download foi extraído por mim à partir do vídeo que possuo.
















Live [2000]




Bônus extra-oficial: Unchained Demos [1989]
Também conhecido como "Publisher Demos", consiste em demos do álbum "Facelift" gravadas entre Abril e Junho de 1989. Inclui as primeiras versões para as clássicas "We Die Young", "Sea Of Sorrow" e "Bleed The Freak", entre outras, em um total de 12 faixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário